"SAÍDA FOTOGRÁFICA À PATEIRA DE FERMENTELOS"

2017 OUTUBRO 27

 

Uma saída de dia inteiro de Outono a este bonito local, relaxante e tranquilo, bom para observação de aves e da restante fauna e flora local, integrado na Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro. As fotos do por-do-sol na Pateira circulam abundantemente na internet.

Presentemente, a Pateira, a maior lagoa natural da Península Ibérica, corresponde ao assoreamento e espraiamento do rio Cértima, perto do local onde desagua no rio Águeda.

O termo “Pateira” encerra a especificidade da região do Vouga e afluentes designando, por si só, abundância de patos.

Em termos hidrográficos, a lagoa está compreendida na bacia hidrográfica do rio Cértima a qual, por sua vez, se insere na bacia hidrográfica do rio Águeda e esta, na bacia do rio Vouga.

 

 

"SAÍDA FOTOGRÁFICA AO ESTUÁRIO DO CÁVADO (Parque Natural Litoral Norte) com Carlos Rio"

2017 JULHO 22

 

Uma saída com a companhia do Carlos Rio, um dos poucos fotógrafos profissionais da natureza no país e especialista do Parque Natural do Litoral Norte e profundo conhecedor do Estuário do Cávado (Esposende-Fão) onde mantém o seu "escritório".

 

Foi uma oportunidade única de na companhia de quem sabe experimentar-mos os desafios que a foto de natureza nos traz. Começamos a saborear uma clarinha de Fão (as verdadeiras as da Tita) de onde partimos para a zona do estuário para observação de aves e restante fauna e flora do ecossistema local, depois do jantar fizemos um percurso pela floresta à noite para sentir os barulhos e  observar os seus habitantes..

 

MAPA DO SITE versão 2017 setembro
MDV - associação cultural sem fins lucrativos NPC / NIF 514074345 tel . 969001568 press@modusdever.com todos os direitos reservados conteúdos © MDV fotos © laurindo almeida