foto do cartaz da autoria de Laurindo Almeida
18 de maio 2019
NESTA EXPOSIÇÃO FOMOS HONRADOS COM :
- mais de 130 fotos expostas;
- a participação de jovens da Pediatria do I.P.O. do Porto;
- a participação de jovens do Centro Social Paroquial S.Nicolau;
- a participação de jovens do projeto social da Biquinha;
no dia Internacional dos museus vem soltar o artista que há em ti e juntos vamos mostrar que a arte é "quando e onde o homem quiser"
Vem exibir as tuas obras fotográficas, no Porto, na rua no Dia Internacional dos museus - 18 de maio de 2019
Participação integralmente gratuita.
podes expor as tuas fotos num ou nos dois locais destinados à exposição, que conta com o apoio da União de Freguesias do centro Histórico do Porto.
Podes participar com qualquer número de fotografias. No entanto se houver limitações de espaço (o que não prevemos) poderemos ter de retirar algumas obras de autores com mais que uma foto a fim de garantir o maior número de artistas possível.
Estão disponíveis dois locais para exposição :
local UM - os clássicos lavadouros de Santana, ao ar livre embora cobertos, com entrada junto ao miradoiro contíguo á Igreja dos Grilos, na Sé;
local DOIS - os recentes lavadouros / balneários de S. Nicolau, construção subterrânea com luz direta de claraboias, que fica no final da Rua da Reboleira mesmo em frente ao terminal do Infante da linha marginal do elétrico,
PFR (Põe uma Foto na Rua) é a edição portuguesa do movimento internacional PFC (Pone una Foto en la Calle) , iniciado em 2009 com base no "Manifiesto Homo Ars. Sobre la idea de arte y su función" lançado em novembro de 2008 por Juan Carril Marques. Desenvolve-se em vários países no mundo, com forte expressão em Espanha, Brasil, Porto Rico, Equador, Argentina, Venezuela, San Salvador, Uruguai, México,etc.
Em Portugal, pela mão de Luís Miguel Raposo, teve pelo menos uma edição no Porto há alguns anos atrás. Este ano o Luís, coordenador do movimento no nosso país, desafiou a ModusDeVer (MDV) para reiniciar esta iniciativa, o que fazemos com o maior prazer e honra.
Neste movimento o acrónimo PFR tem o seguinte significado:
P de Põe
Com este imperativo, damos o protagonismo a cada uma das pessoas, para que sejam elas que se materializem, estejam atentas e desfrutem de sua conquista.
F de Foto
A fotografia é uma linguagem que, na PFR, quer representar toda a cultura, além de ser uma forma de se comunicar com a sociedade e connosco. É importante entender e saber transmitir a ideia de que não se trata de eventos e de um projeto fotográfico, mas de um projeto global que usa a linguagem da fotografia para construir uma sociedade mais justa. A fotografia é, portanto, um meio e não um fim.
R de Rua
Simboliza o espaço público, como aquele lugar de construção e pluralidade coletiva. A rua é aquele espaço em que as pessoas e sua cultura constroem a sociedade através de suas ações e trocas.PFR portugal
fotos do evento (1)
© Laurindo Almeida
fotos do evento (2)
© Jorge Santos
se pretender alguma destas fotografias, ou outras publicadas no nosso site, por favor contactar a ModusDeVer pelo mail
contact@modusdever.com